Coletivos entram com pedido no Ministério Público para reativação do COMURB

Juntamente com vários coletivos de BH, estivemos hoje no Ministério Público, com representantes eleitos do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (COMURB), para protocolar uma representação pedindo que o Conselho seja instituído e convocado!

Vamos lembrar o que rolou?

O COMURB não se reúne há mais de 2 anos e meio. Isso são quase 1.000 dias em que a Prefeitura está enrolando a população e deixando fechado um espaço importante de discussão sobre a mobilidade do município.

Em agosto de 2017, tivemos 18 representantes da sociedade civil eleitos para o COMURB – dois para cada regional da cidade – mas até hoje eles não foram empossados.

Durante o Mês da Mobilidade de 2018, setembro passado, fizemos a Reunião Livre do COMURB. Nela estiveram presentes vários representantes eleitos do COMURB e outras organizações da sociedade civil para fazer um espaço autônomo de discussão e deliberação sobre a mobilidade em BH. Nesse dia, decidimos enviar essa representação ao Ministério Público.
(Veja aqui como foi a Reunião Livre do COMURB: https://nossabh.org.br/2018/09/ata-da-1a-reuniao-livre-do-conselho-de-mobilidade-urbana-de-bh/

Hoje fomos lá e expusemos nossa demanda: que a participação popular seja levada a sério e que o COMURB volte a ter uma atuação regular.

Que as medidas necessárias sejam tomadas pelo Ministério Público e que o COMURB volte a se reunir!

#COMURBLivre